terça-feira, 11 de junho de 2013


TAREFA BLOG 2 - DEFINIÇÃO E DIFERENÇA DO LIXO SECO E ORGÂNICO

LIXO SECO
O lixo seco é aquele que podemos reciclar, podemos transformar em novos produtos. São eles: papel, metal, vidro, plástico, tecido, madeira e isopor.
Esse reaproveitamento é uma alternativa para a melhoria da qualidade ambiental e para o aumento da vida útil do aterro  sanitário, assim como para uma mudança nos hábitos da população, ampliando a sensibilização ecológica e reduzindo desperdício. A procura de materiais recicláveis em lixões e nas ruas é, hoje, fonte de renda para muitas famílias. Encontra-se de tudo. Separar o lixo seco (reciclável) do lixo úmido (orgânico) é o foco aqui. Não precisa ter conhecimentos profundos de composição de materiais e pode ser significativo no resultado final: não misturar aquilo que pode ser reciclado do que é realmente lixo, facilitando o processo de triagem para reciclagem e também o trabalho das famílias e cooperativas que dependem economicamente  dessa atividade.


LIXO ORGÂNICO
Lixo orgânico é todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. Este tipo de lixo é produzido nas residências, escolas, empresas e pela natureza. Podemos citar como exemplos de lixo orgânico: restos de alimentos orgânicos (carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos), papel, madeira, ossos, sementes, etc. Este tipo de lixo precisa ser tratado com todo cuidado, pois pode gerar conseqüências indesejadas para os seres humanos como, por exemplo, mau cheiro, desenvolvimento de bactérias e fungos, aparecimento de ratos e insetos. Nestes casos, várias doenças podem surgir, através da contaminação do solo e da água. No processo de decomposição (apodrecimento) do lixo orgânico é produzido o chorume, que é um líquido viscoso e de cheiro forte e desagradável. O chorume também é um elemento que pode provocar a contaminação do solo e das águas (rios, lagos, lençóis freáticos). O lixo orgânico deve ser depositado em aterros sanitários, seguindo todas as normas de saneamento básico e tratamento de lixo. A população também pode contribuir para o tratamento deste lixo, favorecendo a coleta seletiva do lixo e a reciclagem. Este tipo de lixo também pode ser usado para a produção de energia (biogás), pois em seu processo de decomposição é gerado o gás metano. Outra utilidade do lixo orgânico é a produção de adubo orgânico, muito usado na agricultura, através do processo de compostagem.

Bruna Fernanda Schiavi, tenente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário